A medicina integrativa é uma prática medicina que combina os benefícios da medicina convencional, as medicinas complementares e alternativas, e aplica princípios de saúde e bem-estar para promover a cura. Ela foi criada com o intuito de fornecer aos pacientes uma abordagem mais holística para cuidar de sua saúde. É muito importante contar com o auxílio de um médico especialista em medicina integrativa, que prescreva o tratamento mais adequado para cada caso.
O que é um médico especialista em medicina integrativa?
Um médico especialista em medicina integrativa é um profissional médico, com conhecimento e experiência em abordagens médicas tradicionais, medicinas complementares e alternativas. Eles não são apenas responsáveis por diagnosticar e tratar doenças, mas também são treinados para compreender como todas essas abordagens podem trabalhar juntas para promover cura e bem-estar, e também como prevenir o desenvolvimento de doenças.
Como funciona a medicina integrativa?
Nesta abordagem, o médico especialista em medicina integrativa não vai se concentrar apenas na parte clínica dos tratamentos, mas também irá avaliar as causas subjacentes. Isso inclui examinar fatores como estilo de vida, ambiente, emoções, nutrição, sono e outros que podem afetar a saúde geral de um paciente. Em seguida, o médico trabalhará com o paciente para desenvolver um plano de tratamento holístico que envolva medicamentos, mudanças de estilo de vida e terapias complementares.
Vantagens da Medicina Integrativa:
- Método holístico — O foco principal da medicina integrativa é abordar o paciente como um todo, o que significa que não apenas as doenças serão tratadas, mas também haverá uma preocupação maior com o bem-estar geral.
- Avaliação dos fatores que influenciam na saúde — O médico especialista em medicina integrativa vai assumir uma abordagem mais ativa na avaliação dos fatores externos e internos que influenciam na saúde do paciente.
- Acesso ao tratamento mais adequado — Um médico especialista em medicina integrativa pode prescrever o tratamento mais adequado para cada problema de saúde e cada paciente.
- Uso de medicamentos convencionais e medicinas complementares — Esta abordagem oferece a oportunidade de integrar a terapia convencional de forma estratégica com terapias complementares, tais como acupuntura, fitoterapia, nutrição funcional, entre outras.
A medicina integrativa pode fornecer aos pacientes um plano de tratamento exclusivo que não apenas ofereça alívio dos sintomas, mas também ajude a tratar e prevenir doenças. Se você está buscando por esta solução, entre em contato conosco e obtenha mais informações a respeito dos nossos serviços.